NOSSA HISTÓRIA

NOSSA HISTÓRIA

Grupo Espírita Mensageiros da Luz

CNPJ 13.117.936/0001-49

Fundada em 18 de junho de 1985 . Nossas atividades se iniciaram na sede do Clube Cultural dos Violeiros de Gravataí onde fomos recebidos com muito carinho e respeito. Ali desenvolvemos os trabalhos de estudo doutrinário e formação de grupos de trabalhos. Procedente do Grupo Espirita Nosso lar em Gravataí, onde participei por 4 anos como voluntário e palestrante, eu, Carlos Eduardo Muller, resolvi fundar nossa casa espírita no Parque dos Anjos . Foi uma tarefa executada com muita alegria e acompanhada de pessoas interessadas em desenvolver um grupo de estudos para que posteriormente a casa prestasse atendimento ao público. Nosso grupo contou inicialmente com a irmã Bernadete Antunes, irmã Kátia Pisoni, irmã Maria Guiomar, irmã Ieda R. Rosa, irmã Elisabete, irmão Miguel Cardoso, irmão Everton da Silva Cardoso, irmã Eni, e dirigindo as atividades eu, Carlos Eduardo Muller. Foram 13 anos de muito aprendizado neste local, e nenhuma dificuldade nos impediu de impulsionar cada vez mais a Doutrina Espírita, pois somente através de muito esforço conseguiríamos atingir nosso objetivo: Ter uma casa Espírita com irmãos preparados espiritualmente e conhecedores da doutrina ditada pelos espíritos a Allan Kardec. Só o fato de manter um grupo em plena atividade ja era uma vitória. Todos sabíamos das responsabilidades em conduzir um trabalho 100% filantrópico. Como em todas as casas espíritas, tambem a nossa sofria e sofre com a rotatividade de colaboradores, fato compreendido por todos nós espíritas. Foram muitos os colaborabores que passaram e contribuiram de alguma forma para o crescimento do grupo. Por opção, alguns foram em busca de outros grupos e outros não conseguiram acompanhar as atividades pelo tamanho da responsabilidade que nos é dada.

Neste período criamos o programa " UM DIA SÓ PRA MIM " normalmente promovido a cada ano. São encontros promovidos com intuito de reunir pessoas da comunidade e outros grupos espíritas durante um dia inteiro com palestras variadas e trocas de informações e sugestões pelos participantes. Neste dia todos se manifestam de alguma forma no sentido de fortalecer os laços que nos unem. O primeiro encontro foi realizado na casa da irmã Eni onde tivemos a participação de aproximadamente 60 pessoas da comunidade e outros grupos. A partir deste, passamos a executar o programa anualmente. Dentre os palestrantes que nos auxiliaram nestes encontros tivemos Nazareno Feitosa procedente de Brasília DF, que aproveitando nosso evento tambem promoveu palestras em casas espíritas de Porto Alegre . Tambem contamos com a participação do dr. José Carlos Pereira Jotz que nos brindou com esposições tendo como tema medicina e saúde .

Em 1998 surgiu a oportunidade de mudança de endereço. Foi só a partir deste ano que conseguimos então organizar melhor as atividades do grupo. Foi uma experiência valiosa. Promovemos a partir de então campanhas de arrecadação de roupas e alimentos para irmãos em dificuldades e quando possível fazíamos o Sopão Comunitário para famílias mais nescessitadas.

Mas foi somente em 31 de julho de 2007 que o Grupo Espírita Mensageiros da Luz foi definitivamente registrado , tendo então uma diretoria formada e um estatuto social . Nesta data em assembléia realizada com a participação de 30 pessoas foi dado posse após votação unânime a diretoria da Sociedade Espírita Mensageiros da Luz, tendo como Presidente a irmã Maira Kubaski de Arruda e como vice Carlos Eduardo Muller. Participaram desta Assembléia , votaram e foram considerados oficialmente Sócios Fundadores as seguintes pessoas: Alexandre Fabichak Junior, Iliani Fátima Weber Guerreiro, Maira Kubaski de Arruda, Alex Sander Albani da Silva, Alexsandra Siqueira da Rosa Silva, Xenia Espíndola de Freitas, Terezinha Richter, Valéria Correia Maciel, Richeri Souza, Carla Cristina de Souza, Miriam de Moura, Maria Guiomar Narciso, Neusa Marília Duarte, Elisabete Martins Fernandes, Leandro Siqueira, Paulo dos Santos, Carlos Eduardo Muller, Camila Guerreiro Bazotti , Sislaine Guerreiro de Jesus, Luiz Leandro Nascimento Demicol, Vera Lucia de Oliveira Nunes, Ieda Rocha da Rosa, Marlon Esteves Bartolomeu, Ricardo Antonio Vicente, Miguel Barbosa Cardoso, Everton da Silva Cardoso, Maria Celenita Duarte, Vera Regina da Silva, Rosangela Cristina Vicente, e Bernadete Antunes. Todos os atos foram devidamente registrados em cartório e constam no livro ata de fundação, sob o número 54822 do livro A-4 com endossamento jurídico do Dr. Carlos Frederico Basile da Silva, advogado inscrito na OAB/RS 39.851.

Durante os meses de maio e junho de 2011 nossa casa promoveu com apoio da Federação Espirita do Rio Grande do Sul e da Ume, um curso de desenvolvimento Mediúnico ministrado as quintas feiras das 19 as 21 horas. Tivemos em média 40 participantes por tema ministrado com a inclusão de mais 4 casas espíritas de Gravataí , alem dos trabalhadores da nossa casa, fortalecendo desta forma os laços de amizade, assim como , o aperfeiçoamento de dirigentes e o corpo mediúnico das Casas Espíritas.

Hoje, nossa Casa Espírita assume uma responsabilidade maior e conta com grupo de estudos, atendimentos de passes isolado e socorro espiritual, magnetismo, atendimento fraterno , evangelização infantil, palestras, Cirurgias Espirituais (sem incisões), prateleira comunitária (arrecadação de alimentos e roupas para famílias carentes),, bem como leva ao público em geral informações valiosas através do nosso blog:
www.carlosaconselhamento.blogspot.com

Departamentos

DIJ - Depto da Infância e Juventude
DAFA- Depto da Família
DEDO - Depto Doutrinário
DECOM- Depto de Comunicação Espírita
DAPSE - Depto de Assistência Social Espírita
DP -Departamento Patrimonial



QUEM SOU EU E O QUE APRENDÍ

QUEM SOU EU E O QUE APRENDI
Alguem que busca conquistar a confiança no ser humano para poder acreditar que o mundo pode ser melhor.Aprendi que, por pior que seja um problema ou uma situação, sempre existe uma saída.Aprendi que é bobagem fugir das dificuldades.Mais cedo ou mais tarde,será preciso tirar as pedras do caminho para conseguir avançar.Aprendi que, perdemos tempo nos preocupando com fatos que muitas vezes só existem na nossa mente.Aprendi que, é necessário um dia de chuva,para darmos valor ao Sol. Mas se ficarmos expostos muito tempo, o Sol queima. Aprendi que , heróis não são aqueles que realizaram obras notáveis. Mas os que fizeram o que foi necessário ,assumiram as consequências dos seus atos. Aprendi que, não vale a pena se tornar indiferente ao mundo e às pessoas.Vale menos a pena, ainda,fazer coisas para conquistar migalhas de atenção. Aprendi que, não importa em quantos pedaços meu coração já foi partido.O mundo nunca parou para que eu pudesse consertá-lo. Aprendi que, ao invés de ficar esperando alguém me trazer flores,é melhor plantar um jardim.Aprendi que, amar não significa transferir aos outros a responsabilidade de me fazer feliz.Cabe a mim a tarefa de apostar nos meus talentos e realizar os meus sonhos. Aprendi que, o que faz diferença não é o que tenho na vida, mas QUEM eu tenho.E que, boa família são os amigos que escolhi.Aprendi que, as pessoas mais queridas podem às vezes me ferir.E talvez não me amem tanto quanto eu gostaria,o que não significa que não me amem muito,talvez seja o Maximo que conseguem.Isso é o mais importante. Aprendi que, toda mudança inicia um ciclo de construção,se você não esquecer de deixar a porta aberta. Aprendi que o tempo é muito precioso e não volta atrás.Por isso, não vale a pena resgatar o passado. O que vale a pena é construir o futuro.O meu futuro ainda está por vir.Foi então que aprendi que devemos descruzar os braços e vencer o medo de partir em busca dos nossos sonhos.



Livros Grátis - Ebooks Grátis Para Download www.LivrosGratis.net

Doutrina Espírita

Doutrina Espírita

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Entendendo os chakras - Parte I

Durante as próximas semanas falaremos sobre os chacras. Esses textos fazem parte do curso "Cuidadores da Alma" desenvolvido na Comunidade Espírita Ramatís em Goiânia, visando formar cuidadores com conhecimento em técnicas complementares, visando o acolhimento amoroso dos irmãos em sofrimento.
Os chakras são as portas ou portais de entrada e saída de energia do nosso corpo. A palavra chakra vem do sânscrito e significa “roda”, pois os chakras têm esta aparência – rodas girantes trocando energia com o meio ambiente físico e espiritual. Pode ser escrito como chacra, chakra, centro vital, centro de força, são diversos termos para definir a mesma coisa. Do ponto de vista de entendimento seria melhor definir como campo magnético da região laríngea do que como chacra laríngeo. Explicamos a frente.
Eles são “centros de força”, isto é, centros energéticos do nosso corpo que funcionam como portais de energia fazendo a captação, contenção e distribuição desta energia para todos os corpos que compõem a aura. São verdadeiros vórtices por onde os dinâmicos campos magnéticos dos corpos espirituais se ligam ao físico. De certa forma, eles parecem atuar como transformadores de energia, reduzindo sua forma e frequência para adequá-la ao nível de energia imediatamente inferior.
Vamos tentar fazer um paralelo entre o magnetismo que a Terra exerce sobre o sol e os chacras com nosso corpo físico. É sabido que o Sol é a estrela do nosso sistema solar. Sabemos também que ele emite milhões de partículas por segundo para todas as direções do espaço. Percebemos essas radiações eletromagnéticas, também chamadas de ventos solares, em forma de calor e luz.
A quantidade de radiação que chega até a Terra é menor por conta da proteção exercida pelo campo magnético terrestre. O campo magnético da Terra interage com as radiações eletromagnéticas fazendo com que elas sejam freadas e também atua desviando-as de sua trajetória inicial. Por esse motivo é que podemos dizer que a Terra se comporta como um ímã gigante. 
Assim também funcionam os nossos chakras. Formados por centenas de milhares de canais de energias que circulam em velocidade altíssima pelo nosso corpo, eles se concentram em determinados lugares, formando plexos, exatamente da mesma forma que no nosso corpo físico temos os plexos nervosos, constituídos de neurônios e os plexos vasculares formados por artérias e veias que afluem para determinados locais do nosso corpo.  Voltando aos chakras, nesses locais de maior afluência energética, formam-se campos de força com características próprias, diferenciando os chakras entre si.
Sabemos que toda energia é matéria em movimento, em vibração. Essa vibração ocorre em determinado padrão de onda, de velocidade, com características que podem ser mensuráveis, conforme nos mostram as técnicas de bioenergia, de foto kirlian, etc...
Na tabela abaixo vemos que a depender do comprimento da onda desse campo magnético o chakra apresentará determinada cor. É por isso que os médiuns e videntes podem observar e relatar durante as assistências que o chakra tal está de tal jeito. 
Nos próximos artigos vamos detalhar sobre o funcionamento de cada chakra, mas é sempre importante observar que a importância dos chakras é sempre relativa dentro do contexto holístico. Quem realmente é importante é o espírito, a centelha divina. Todo o resto, que incluem os corpos, os chakras, entre outros, é secundário dentro do todo.
Os chakras tem funcionamento automático, ou seja, não guardam em si a qualidade da energia, uma vez que essa é gerada pelo espírito. A função que executam, com primordial atenção para a concentração energética e distribuição dessa energia, é feita de forma autônoma, não havendo um raciocínio por trás dessa função. É exatamente como funciona nosso Sistema Nervoso Autônomo, que controla nossas funções vitais, como respirar, batimento cardíaco, funcionamento cerebral, glandular, e outros.
Os chakras se constituem em importante mecanismo de proteção automática da nossa energia e podem ser ativados pela nossa vontade, através da meditação, da oração, das terapias energéticas complementares. Da mesma forma pode ser agredido pelos nossos pensamentos, pelo excesso de comida, pela droga, cigarro e bebida alcoólica.
Entender o funcionamento dessas estruturas está na base do nosso processo de auto conhecimento, visando saber nos preservar para evoluir de forma mais tranquila.
Paz  e luz! 


Ciência e espiritualidade

A história nos narra que a crença na capacidade do homem em interagir no processo de saúde e doença vem de longe. Os magos da Caldéia e os brâmanes da Índia buscavam curar pela aplicação do olhar, estimulando o sono e a letargia.
No templo da deusa Ísis, às margens do Nilo, a imposição das mãos era usada pelos sacerdotes iniciados, para tentar aliviar o sofrimento de milhares de pessoas. Os gregos, que incluíram no seu modo de vida muita coisa do Egito, usavam a fricção das mãos no tratamento dos doentes.
Na antiga Grécia havia templos dedicados ao deus da medicina (Esculápio ou Asclépio), onde os doentes eram curados de forma sobrenatural durante o sono.
Nesse processo de pesquisa, o homem refuta tudo que não pode ser provado e vai se afastando  do imponderável.
O método científico pode ser timidamente resumido em 4 itens :
1 – fazer observações;
2 – formar uma hipótese testável para explicar as observações;
3 – deduzir predições a partir das hipóteses;
4 – buscar confirmações das predições; se as predições contradizem a observação empírica, volta-se ao passo 2.
A palavra "método" sugere uma espécie de fórmula secreta, disponível apenas para cientistas altamente treinados, mas isso não procede. O método científico é algo que todos nós podemos usar a qualquer momento. De fato, adotar algumas das atividades básicas do método científico - ser curioso, fazer perguntas, procurar respostas - é algo natural em todo ser humano. A característica que define a ciência é o conceito da hipótese testável.
Uma hipótese testável deve fazer predições que podem ser validadas por observadores independentes.
O método científico é comprovadamente uma ferramenta poderosa, mas tem suas limitações. Essas limitações se baseiam no fato de que uma hipótese precisa ser passível de teste e de refutação, e que experiências e observações precisam ser passíveis de repetição. Isso coloca certos tópicos além do alcance do método científico. Por exemplo, a ciência não pode provar ou refutar a existência de Deus ou de qualquer outra entidade sobrenatural.
O terceiro milênio nos coloca, profissionais da saúde que acreditamos na existência do imponderável, na obrigação de confrontarmos nossas crenças milenares e admitirmos que algo além da matéria existe e pode ser manipulável, para nos ajudar no processo de saúde holística.
Quando pesquisamos no site pubmed.org, que é uma grande biblioteca online podemos facilmente comprovar que os cientistas vanguardeiros tem feito a sua parte.  Se digitarmos a palavra prayer (do inglês; oração) veremos que aparecerão mais de 48.000 trabalhos. Se no lado esquerdo da tela do pubmed clicarmos em “Randomized controlled Trial” veremos que mesmo assim ainda teremos 900 trabalhos. Os trabalhos randomizados controlados prospectivos são pesquisas feitas com metodologia mais clara e transparente, com menor chance de erro. Se partirmos para a pesquisa de metanalises, que são trabalhos que verificam o resultado de centenas de outros trabalhos dentro de um tema, concluímos que existem evidências científicas importantes sobre o efeito da prece na melhora da saúde, com excelentes trabalhos feitos nos grandes centros universitários mostrando que a oração, seja ela proveniente de pessoas queridas ou não se constitui em um fator externo de ajuda, acelerando a recuperação de doenças as mais variadas.
Esses dados são importantes para embasar a nossa crença na espiritualidade, na continuação da vida, na ação da prece e na tentativa de manter uma vida mais regrada dentro de limites éticos de respeito e amor.
Chegará o dia em que a prescrição formal de uma terapia complementar, que utilize a manipulação da energia como ponto central, passará a ser mais uma opção terapêutica. Nessa visão não há uma terapia melhor que a outra, nem a medicina oficial deixará de ser importante, pelo contrário, esperamos que médicos, psicólogos e terapeutas das mais variadas áreas trabalhem juntos em busca da cura verdadeira, a cura da alma.
Paz e luz!

 
 fonte: 
http://medicinaespiritual.blogspot.com.br/

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário