- Ontem tinha sido seu aniversário, completara nove anos, sua mãe Alicia e sua tia Naira prepararam uma festinha para ela.
- Vieram todos os seus amigos da rua e da escola, Nizia ficou radiante pois seu maior presente foi receber a visita de seu pai que não via há três anos.
- Alicia entra em seu quarto para lhe chamar para tomar seu alimento. – A menina abraça a mãe agradecendo pela linda festinha e pergunta mais uma vez: Mãe… Por que papai não mora mais conosco? Sua mãe lhe explica que seu pai ainda não aprendeu a crescer, ter responsabilidades de pai, marido, preferindo ter sua própria vida.
- Nizia, triste olha para a mãe: A senhora não pode ensiná-lo mais uma vez a ser adulto?
_ Alicia… Rindo diz que esta lição cabe apenas a ele aprender por si mesmo. Eu tentei quando estávamos casados, mas seu pai não quis entender, sempre querendo e preferindo estar em festas, jogos, viagens com amigos do que ficar com sua família.
- A menina chateada reclama com sua mãe que não tinha nada de mais seu pai querer sair com seus amigos, pois ela também gostava de fazer isto com seus colegas da escola e da rua.
-Alicia… Já acostumada com estas conversas com a filha lembrou que ela precisava se alimentar, pois logo seu pai viria para levá-la a passear o dia todo.
- As duas foram para a cozinha. Nizia toma rápido seu suco e corre para a porta, assim que escuta a voz de seu pai Anton.
- Naira…. Ao ver a alegria da sobrinha, se preocupa pois sabe como a menina sofreu com a ausência do pai o por todo e tempo em que ele ficou afastado e pergunta para a irmã o que ela irá fazer a respeito?
- Alicia afirma que deixará os dois se entenderem. Talvez Anton tenha mudado este período em que esteve fora.
- Anton e Nizia… Vão para um parque, a menina logo pergunta ao pai por que ele demorou tanto para visitá-la, se não a amava, se não sentia saudades? Ele tenta explicar que estava viajando pelo trabalho mas reconhece que esteve muito ausente na vida dela.
- Pede desculpas a filha e um nova chance para conviverem melhor.
- Nizia fica muito feliz pois ama o pai, mesmo ele tendo ficado tanto tempo fora.
- Anton diz a ela que está comprando uma casa e que todo final de semana, os dois podem ficar juntos.
- Ela questiona se ele não pode morar de novo com ela e sua mãe, voltando a serem uma familia de verdade . Anton responde que não, apesar de gostar muito de sua mãe, prefere ter sua própria vida. Conta a ela que eles dois casaram muito cedo, com dezoito anos e explica a ela: Que ele amou muito sua mãe no tempo em que viveram juntos e que sempre amará Nizia.
- A menina… Entendendo o que seu pai queria lhe dizer, lembrando que muitas vezes culpara sua mãe por ele ter ido embora.
- Agora conversando com ele, compreendeu o que sua mãe sempre lhe explicou em relação a seu pai querer ter sua vida própria, mas que isto nunca seria impedimento para eles ficarem bem e que ele sempre amou e amaria a filha.
-Nizia… Tentando aceitar esta realidade, que era continuar sua vida morando com seus pais separados, abraçou seu pai, dizendo a ele que também o amava muito e que cada final de semana que ficariam juntos valeria por muitos anos de suas vidas.
- Feliz, depois de uma final de semana inteiro com seu pai, Nizia volta para casa encontrando sua mãe, que quer saber como tinha sido seu fim de semana ao lado do pai.
-Ela conta a sua mãe tudo o que eles dois fizeram e sua importante conversa com seu pai.
- Alicia… Preocupada pergunta se ela ficou triste com esta realidade e ela afirma que sim pois gostaria de ver seus pais juntos, mas aceitou a decisão dele, que preferia ter sua própria vida, como Alicia sempre lhe contara.
-Nizia pede desculpas a sua mãe, por que sempre a culpara pela partida do pai. Achava que ela tinha sido muito chata só por que ele quereria sair só com amigos para se divertir.
-Alicia… Feliz, abraça a filha dizendo que nem tudo em nossas vidas é como queremos, mas que devemos procurar entender aqueles que amamos
-Nizia… Neste momento reconhece que era uma felicidade muito grande ter uma mãe maravilhosa como a sua, que durante todo o tempo em que seu pai ficou ausente, ela nunca o culpou ou falou mal dele para Nizia.
- Alicia diz que que todos nós somos livres para fazermos nossas escolhas. Seu pai fez a dele, indo embora deixando a família e ela sempre procurou aceitar sua decisão.
-Nizia diz a mãe que irá fazer o mesmo, aceitará a decisão dele e aproveitará todos os momentos que ficará ao lado do pai.
-Alicia…. Fica satisfeita por ver sua filha tão empenhada em tentar fazer algo que era dificil para muitos adutos…. A arte de aceitar as pessoas como elas são.
Nenhum comentário:
Postar um comentário