NOSSA HISTÓRIA

NOSSA HISTÓRIA

Grupo Espírita Mensageiros da Luz

CNPJ 13.117.936/0001-49

Fundada em 18 de junho de 1985 . Nossas atividades se iniciaram na sede do Clube Cultural dos Violeiros de Gravataí onde fomos recebidos com muito carinho e respeito. Ali desenvolvemos os trabalhos de estudo doutrinário e formação de grupos de trabalhos. Procedente do Grupo Espirita Nosso lar em Gravataí, onde participei por 4 anos como voluntário e palestrante, eu, Carlos Eduardo Muller, resolvi fundar nossa casa espírita no Parque dos Anjos . Foi uma tarefa executada com muita alegria e acompanhada de pessoas interessadas em desenvolver um grupo de estudos para que posteriormente a casa prestasse atendimento ao público. Nosso grupo contou inicialmente com a irmã Bernadete Antunes, irmã Kátia Pisoni, irmã Maria Guiomar, irmã Ieda R. Rosa, irmã Elisabete, irmão Miguel Cardoso, irmão Everton da Silva Cardoso, irmã Eni, e dirigindo as atividades eu, Carlos Eduardo Muller. Foram 13 anos de muito aprendizado neste local, e nenhuma dificuldade nos impediu de impulsionar cada vez mais a Doutrina Espírita, pois somente através de muito esforço conseguiríamos atingir nosso objetivo: Ter uma casa Espírita com irmãos preparados espiritualmente e conhecedores da doutrina ditada pelos espíritos a Allan Kardec. Só o fato de manter um grupo em plena atividade ja era uma vitória. Todos sabíamos das responsabilidades em conduzir um trabalho 100% filantrópico. Como em todas as casas espíritas, tambem a nossa sofria e sofre com a rotatividade de colaboradores, fato compreendido por todos nós espíritas. Foram muitos os colaborabores que passaram e contribuiram de alguma forma para o crescimento do grupo. Por opção, alguns foram em busca de outros grupos e outros não conseguiram acompanhar as atividades pelo tamanho da responsabilidade que nos é dada.

Neste período criamos o programa " UM DIA SÓ PRA MIM " normalmente promovido a cada ano. São encontros promovidos com intuito de reunir pessoas da comunidade e outros grupos espíritas durante um dia inteiro com palestras variadas e trocas de informações e sugestões pelos participantes. Neste dia todos se manifestam de alguma forma no sentido de fortalecer os laços que nos unem. O primeiro encontro foi realizado na casa da irmã Eni onde tivemos a participação de aproximadamente 60 pessoas da comunidade e outros grupos. A partir deste, passamos a executar o programa anualmente. Dentre os palestrantes que nos auxiliaram nestes encontros tivemos Nazareno Feitosa procedente de Brasília DF, que aproveitando nosso evento tambem promoveu palestras em casas espíritas de Porto Alegre . Tambem contamos com a participação do dr. José Carlos Pereira Jotz que nos brindou com esposições tendo como tema medicina e saúde .

Em 1998 surgiu a oportunidade de mudança de endereço. Foi só a partir deste ano que conseguimos então organizar melhor as atividades do grupo. Foi uma experiência valiosa. Promovemos a partir de então campanhas de arrecadação de roupas e alimentos para irmãos em dificuldades e quando possível fazíamos o Sopão Comunitário para famílias mais nescessitadas.

Mas foi somente em 31 de julho de 2007 que o Grupo Espírita Mensageiros da Luz foi definitivamente registrado , tendo então uma diretoria formada e um estatuto social . Nesta data em assembléia realizada com a participação de 30 pessoas foi dado posse após votação unânime a diretoria da Sociedade Espírita Mensageiros da Luz, tendo como Presidente a irmã Maira Kubaski de Arruda e como vice Carlos Eduardo Muller. Participaram desta Assembléia , votaram e foram considerados oficialmente Sócios Fundadores as seguintes pessoas: Alexandre Fabichak Junior, Iliani Fátima Weber Guerreiro, Maira Kubaski de Arruda, Alex Sander Albani da Silva, Alexsandra Siqueira da Rosa Silva, Xenia Espíndola de Freitas, Terezinha Richter, Valéria Correia Maciel, Richeri Souza, Carla Cristina de Souza, Miriam de Moura, Maria Guiomar Narciso, Neusa Marília Duarte, Elisabete Martins Fernandes, Leandro Siqueira, Paulo dos Santos, Carlos Eduardo Muller, Camila Guerreiro Bazotti , Sislaine Guerreiro de Jesus, Luiz Leandro Nascimento Demicol, Vera Lucia de Oliveira Nunes, Ieda Rocha da Rosa, Marlon Esteves Bartolomeu, Ricardo Antonio Vicente, Miguel Barbosa Cardoso, Everton da Silva Cardoso, Maria Celenita Duarte, Vera Regina da Silva, Rosangela Cristina Vicente, e Bernadete Antunes. Todos os atos foram devidamente registrados em cartório e constam no livro ata de fundação, sob o número 54822 do livro A-4 com endossamento jurídico do Dr. Carlos Frederico Basile da Silva, advogado inscrito na OAB/RS 39.851.

Durante os meses de maio e junho de 2011 nossa casa promoveu com apoio da Federação Espirita do Rio Grande do Sul e da Ume, um curso de desenvolvimento Mediúnico ministrado as quintas feiras das 19 as 21 horas. Tivemos em média 40 participantes por tema ministrado com a inclusão de mais 4 casas espíritas de Gravataí , alem dos trabalhadores da nossa casa, fortalecendo desta forma os laços de amizade, assim como , o aperfeiçoamento de dirigentes e o corpo mediúnico das Casas Espíritas.

Hoje, nossa Casa Espírita assume uma responsabilidade maior e conta com grupo de estudos, atendimentos de passes isolado e socorro espiritual, magnetismo, atendimento fraterno , evangelização infantil, palestras, Cirurgias Espirituais (sem incisões), prateleira comunitária (arrecadação de alimentos e roupas para famílias carentes),, bem como leva ao público em geral informações valiosas através do nosso blog:
www.carlosaconselhamento.blogspot.com

Departamentos

DIJ - Depto da Infância e Juventude
DAFA- Depto da Família
DEDO - Depto Doutrinário
DECOM- Depto de Comunicação Espírita
DAPSE - Depto de Assistência Social Espírita
DP -Departamento Patrimonial



QUEM SOU EU E O QUE APRENDÍ

QUEM SOU EU E O QUE APRENDI
Alguem que busca conquistar a confiança no ser humano para poder acreditar que o mundo pode ser melhor.Aprendi que, por pior que seja um problema ou uma situação, sempre existe uma saída.Aprendi que é bobagem fugir das dificuldades.Mais cedo ou mais tarde,será preciso tirar as pedras do caminho para conseguir avançar.Aprendi que, perdemos tempo nos preocupando com fatos que muitas vezes só existem na nossa mente.Aprendi que, é necessário um dia de chuva,para darmos valor ao Sol. Mas se ficarmos expostos muito tempo, o Sol queima. Aprendi que , heróis não são aqueles que realizaram obras notáveis. Mas os que fizeram o que foi necessário ,assumiram as consequências dos seus atos. Aprendi que, não vale a pena se tornar indiferente ao mundo e às pessoas.Vale menos a pena, ainda,fazer coisas para conquistar migalhas de atenção. Aprendi que, não importa em quantos pedaços meu coração já foi partido.O mundo nunca parou para que eu pudesse consertá-lo. Aprendi que, ao invés de ficar esperando alguém me trazer flores,é melhor plantar um jardim.Aprendi que, amar não significa transferir aos outros a responsabilidade de me fazer feliz.Cabe a mim a tarefa de apostar nos meus talentos e realizar os meus sonhos. Aprendi que, o que faz diferença não é o que tenho na vida, mas QUEM eu tenho.E que, boa família são os amigos que escolhi.Aprendi que, as pessoas mais queridas podem às vezes me ferir.E talvez não me amem tanto quanto eu gostaria,o que não significa que não me amem muito,talvez seja o Maximo que conseguem.Isso é o mais importante. Aprendi que, toda mudança inicia um ciclo de construção,se você não esquecer de deixar a porta aberta. Aprendi que o tempo é muito precioso e não volta atrás.Por isso, não vale a pena resgatar o passado. O que vale a pena é construir o futuro.O meu futuro ainda está por vir.Foi então que aprendi que devemos descruzar os braços e vencer o medo de partir em busca dos nossos sonhos.



Livros Grátis - Ebooks Grátis Para Download www.LivrosGratis.net

Doutrina Espírita

Doutrina Espírita

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Dúvidas dos leitores – Qual a diferença entre Anjos da Guarda e Espíritos Protetores?

Nós nunca estamos sós, há sempre um amigo ao nosso lado. Todos temos um anjo da guarda, que está ligado a nós desde o nosso nascimento até o nosso desencarne e muitas vezes, continua a auxiliar-nos, no plano espiritual e até mesmo em outras reencarnações.
O anjo da guarda é um espírito protetor de uma ordem elevada.
Estes espíritos têm por missão auxiliar o seu protegido durante a vida corpórea, ajudando-o a progredir, conduzindo-o pelo bom caminho, com os seus conselhos, consolá-lo nas suas aflições e sustentar sua coragem nas provas da vida.
Poderíamos perguntar:
Se todos nós temos um anjo da guarda, que vela por nós e nos conduz no caminho do bem, como ainda fazemos tantas coisas erradas?
Será que eles nos abandonam, ou será que não são tão eficazes quanto pensamos?
Nem uma coisa, nem a outra.
Todos nós temos nosso livre-arbítrio, por meio do qual podemos escolher a maneira de como caminhar pela Terra.
Desta forma, os nossos erros são frutos de nossas próprias ações, ou seja, nós é que nos afastamos do caminho do bem, fechamos os nossos ouvidos aos bons conselhos de quem vela por nós e escolhemos, mesmo que “inconscientemente”, nos aproximar do caminho inverso, mantendo verdadeira sintonia com os espíritos inferiores, encarnados ou desencarnados, de quem receberemos as más influências.
Ora, se Deus, que é o nosso criador, não influi em nosso livre-arbítrio, nossos anjos guardiões, por mais evoluídos que sejam, também não influem, porém eles nunca nos abandonam, mesmo quando nos mostramos rebeldes às suas advertências.
Santo Agostinho, a este respeito, faz uma maravilhosa consideração:
“…Sim, por onde quer que estiverdes, vosso anjo estará convosco: nos cárceres, nos hospitais,
nos antros dos vícios, na solidão, nada vos separa desse amigo que não podeis ver, mas do qual vossa alma recebe os mais doces impulsos e ouve os mais sábios conselhos”.
Podem, porém, afastar-se quando vêem que seus conselhos são inúteis e que é mais forte a vontade de seu protegido em submeter-se à influência dos espíritos inferiores, porém, conforme já foi dito, eles nunca nos abandonam, estão sempre dispostos a nos auxiliar assim que forem chamados.
Destaca-se que, apesar de nunca nos abandonar, isto não significa que nossos anjos da guarda estejam 24 (vinte e quatro) horas do dia ao nosso lado, pois eles são espíritos que têm suas vidas estruturadas no plano espiritual, tendo, pois, outros afazeres, como estudos, cursos etc e existem circunstâncias em que a sua presença não se faz necessária ao lado de seu protegido.
Por outro lado, vale destacar que, se nossos anjos da guarda agissem de maneira ostensiva, influindo em nosso livre-arbítrio, nós não estaríamos agindo por nós mesmos, e conseqüentemente, nossos espíritos não progrediriam.
Para que possamos progredir é necessário que nós vivamos as experiências, exercitando as nossas próprias forças, adquirindo consciência e responsabilidade pelos nossos atos.
Assim, a ação de nossos anjos guardiões é oculta, eles estão sempre prestes a nos ajudar, porém depende de nós aceitar ou não a sua ajuda.
Nunca, pois, nos esqueçamos de nossos anjos de guarda, pois eles são, nos dizeres de Santo Agostinho, os amigos mais firmes e mais devotados que as mais íntimas ligações que se possam contrair na Terra.
Além do anjo guardião, que são espíritos protetores de ordem elevada, existem outros espíritos que também protegem-nos, porém, de uma forma mais restrita, são os espíritos protetores propriamente dito.
São, via de regra, de ordem menos elevada que os anjos guardiões, porém não menos bons e benevolentes.
Para um espírito ser um protetor, é necessário que ele possua um certo grau de elevação, um poder e uma virtude a mais, concedidos por Deus.
São sempre superiores aos seus protegidos e da mesma forma que os guardiões, têm por missão auxiliar-nos durante a vida terrena.
Estes espíritos, durante a sua missão, podem ser assistidos por outros de ordem mais elevada.
Existem também os espíritos familiares, que muitas vezes são nossos auxiliadores, durante a vida terrena. Podem possuir um certo grau de evolução e ser nosso espírito protetor, ou serem menos adiantados, tendo a mesma evolução que a nossa ou um pouco mais superior, sendo pois nossos auxiliares.
Um fator importante é que para um espírito ser nosso auxiliar, é necessário que sempre seja superior ou ter o mesmo grau de evolução que o seu auxiliado, pois se não o for, não terá discernimento para o ajudar.
Assim, um espírito, mesmo que seja nosso familiar, ou amigo, caso for inferior a nós, não poderá, por si mesmo, nos ajudar, pois mesmo que possua boa vontade, não possuiu capacidade para tanto.
Poderá, todavia, solicitar a espíritos superiores a ele, que interceda em nosso favor.
Há, também, espíritos simpáticos a nós. Porém, estes podem ser bons ou maus. São simpáticos, porque ligam-se a nós por afeições, semelhanças, gostos, e sentimentos comuns.
Todavia, conforme foi dito, se nossos atos forem bons, atrairemos espíritos simpáticos bons, caso contrário, ruins. Tudo dependerá de nossas atitudes.
Um outro fator interessante, é a existência de espíritos protetores, ligados não apenas às pessoas, mas a uma profissão, uma comunidade,uma estrada, uma cidade, um país e até mesmo a um planeta.
Assim, além da assistência que recebemos diretamente de nosso anjo guardião ou de nossos protetores, também podemos ter, esporadicamente, a assistência de espíritos ligados, por exemplo, à nossa profissão, para que possamos desempenhá-la com êxito, com firmeza, e no caminho do bem.
No campo das profissões, destaca-se o auxílio que é dado aos médicos e cientistas, a fim de que eles possam fazer um diagnóstico com maior exatidão, outras vezes, aplicar o remédio mais eficiente a determinada moléstia e até mesmo, no campo das pesquisas, onde recebem a devida proteção, a fim de encontrarem o medicamento, até então desconhecido, na Terra, para determinadas doenças.
Pelo pouco que foi discorrido sobre o assunto, podemos concluir que existem espíritos que nos auxiliam, em diversas escalas evolutivas:
Anjo de guarda – que são espíritos protetores de ordem elevada;
Espíritos protetores em sentido estrito;
Espíritos familiares;
Espíritos simpáticos, no bem ;
Espíritos ligados a determinadas profissões etc.
Portanto, nós nunca estamos sós… há sempre um amigo ao nosso lado.


Bibliografia:
O Livro dos Espíritos;
O Evangelho Segundo o Espiritismo;
Rodrigues, Antônio F. – Como vivem os Espíritos;
Luiz, André – Os Mensageiros;
Luiz, André – Os Missionários da Luz
Luiz, André – Nosso Lar.
Fonte: texto extraído do site http://www.outroladohomepage.com.br/Ev_anjos.html
fonte 2: TARCILLO Schmaedecke    tarcillocke@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário