NOSSA HISTÓRIA

NOSSA HISTÓRIA

Grupo Espírita Mensageiros da Luz

CNPJ 13.117.936/0001-49

Fundada em 18 de junho de 1985 . Nossas atividades se iniciaram na sede do Clube Cultural dos Violeiros de Gravataí onde fomos recebidos com muito carinho e respeito. Ali desenvolvemos os trabalhos de estudo doutrinário e formação de grupos de trabalhos. Procedente do Grupo Espirita Nosso lar em Gravataí, onde participei por 4 anos como voluntário e palestrante, eu, Carlos Eduardo Muller, resolvi fundar nossa casa espírita no Parque dos Anjos . Foi uma tarefa executada com muita alegria e acompanhada de pessoas interessadas em desenvolver um grupo de estudos para que posteriormente a casa prestasse atendimento ao público. Nosso grupo contou inicialmente com a irmã Bernadete Antunes, irmã Kátia Pisoni, irmã Maria Guiomar, irmã Ieda R. Rosa, irmã Elisabete, irmão Miguel Cardoso, irmão Everton da Silva Cardoso, irmã Eni, e dirigindo as atividades eu, Carlos Eduardo Muller. Foram 13 anos de muito aprendizado neste local, e nenhuma dificuldade nos impediu de impulsionar cada vez mais a Doutrina Espírita, pois somente através de muito esforço conseguiríamos atingir nosso objetivo: Ter uma casa Espírita com irmãos preparados espiritualmente e conhecedores da doutrina ditada pelos espíritos a Allan Kardec. Só o fato de manter um grupo em plena atividade ja era uma vitória. Todos sabíamos das responsabilidades em conduzir um trabalho 100% filantrópico. Como em todas as casas espíritas, tambem a nossa sofria e sofre com a rotatividade de colaboradores, fato compreendido por todos nós espíritas. Foram muitos os colaborabores que passaram e contribuiram de alguma forma para o crescimento do grupo. Por opção, alguns foram em busca de outros grupos e outros não conseguiram acompanhar as atividades pelo tamanho da responsabilidade que nos é dada.

Neste período criamos o programa " UM DIA SÓ PRA MIM " normalmente promovido a cada ano. São encontros promovidos com intuito de reunir pessoas da comunidade e outros grupos espíritas durante um dia inteiro com palestras variadas e trocas de informações e sugestões pelos participantes. Neste dia todos se manifestam de alguma forma no sentido de fortalecer os laços que nos unem. O primeiro encontro foi realizado na casa da irmã Eni onde tivemos a participação de aproximadamente 60 pessoas da comunidade e outros grupos. A partir deste, passamos a executar o programa anualmente. Dentre os palestrantes que nos auxiliaram nestes encontros tivemos Nazareno Feitosa procedente de Brasília DF, que aproveitando nosso evento tambem promoveu palestras em casas espíritas de Porto Alegre . Tambem contamos com a participação do dr. José Carlos Pereira Jotz que nos brindou com esposições tendo como tema medicina e saúde .

Em 1998 surgiu a oportunidade de mudança de endereço. Foi só a partir deste ano que conseguimos então organizar melhor as atividades do grupo. Foi uma experiência valiosa. Promovemos a partir de então campanhas de arrecadação de roupas e alimentos para irmãos em dificuldades e quando possível fazíamos o Sopão Comunitário para famílias mais nescessitadas.

Mas foi somente em 31 de julho de 2007 que o Grupo Espírita Mensageiros da Luz foi definitivamente registrado , tendo então uma diretoria formada e um estatuto social . Nesta data em assembléia realizada com a participação de 30 pessoas foi dado posse após votação unânime a diretoria da Sociedade Espírita Mensageiros da Luz, tendo como Presidente a irmã Maira Kubaski de Arruda e como vice Carlos Eduardo Muller. Participaram desta Assembléia , votaram e foram considerados oficialmente Sócios Fundadores as seguintes pessoas: Alexandre Fabichak Junior, Iliani Fátima Weber Guerreiro, Maira Kubaski de Arruda, Alex Sander Albani da Silva, Alexsandra Siqueira da Rosa Silva, Xenia Espíndola de Freitas, Terezinha Richter, Valéria Correia Maciel, Richeri Souza, Carla Cristina de Souza, Miriam de Moura, Maria Guiomar Narciso, Neusa Marília Duarte, Elisabete Martins Fernandes, Leandro Siqueira, Paulo dos Santos, Carlos Eduardo Muller, Camila Guerreiro Bazotti , Sislaine Guerreiro de Jesus, Luiz Leandro Nascimento Demicol, Vera Lucia de Oliveira Nunes, Ieda Rocha da Rosa, Marlon Esteves Bartolomeu, Ricardo Antonio Vicente, Miguel Barbosa Cardoso, Everton da Silva Cardoso, Maria Celenita Duarte, Vera Regina da Silva, Rosangela Cristina Vicente, e Bernadete Antunes. Todos os atos foram devidamente registrados em cartório e constam no livro ata de fundação, sob o número 54822 do livro A-4 com endossamento jurídico do Dr. Carlos Frederico Basile da Silva, advogado inscrito na OAB/RS 39.851.

Durante os meses de maio e junho de 2011 nossa casa promoveu com apoio da Federação Espirita do Rio Grande do Sul e da Ume, um curso de desenvolvimento Mediúnico ministrado as quintas feiras das 19 as 21 horas. Tivemos em média 40 participantes por tema ministrado com a inclusão de mais 4 casas espíritas de Gravataí , alem dos trabalhadores da nossa casa, fortalecendo desta forma os laços de amizade, assim como , o aperfeiçoamento de dirigentes e o corpo mediúnico das Casas Espíritas.

Hoje, nossa Casa Espírita assume uma responsabilidade maior e conta com grupo de estudos, atendimentos de passes isolado e socorro espiritual, magnetismo, atendimento fraterno , evangelização infantil, palestras, Cirurgias Espirituais (sem incisões), prateleira comunitária (arrecadação de alimentos e roupas para famílias carentes),, bem como leva ao público em geral informações valiosas através do nosso blog:
www.carlosaconselhamento.blogspot.com

Departamentos

DIJ - Depto da Infância e Juventude
DAFA- Depto da Família
DEDO - Depto Doutrinário
DECOM- Depto de Comunicação Espírita
DAPSE - Depto de Assistência Social Espírita
DP -Departamento Patrimonial



QUEM SOU EU E O QUE APRENDÍ

QUEM SOU EU E O QUE APRENDI
Alguem que busca conquistar a confiança no ser humano para poder acreditar que o mundo pode ser melhor.Aprendi que, por pior que seja um problema ou uma situação, sempre existe uma saída.Aprendi que é bobagem fugir das dificuldades.Mais cedo ou mais tarde,será preciso tirar as pedras do caminho para conseguir avançar.Aprendi que, perdemos tempo nos preocupando com fatos que muitas vezes só existem na nossa mente.Aprendi que, é necessário um dia de chuva,para darmos valor ao Sol. Mas se ficarmos expostos muito tempo, o Sol queima. Aprendi que , heróis não são aqueles que realizaram obras notáveis. Mas os que fizeram o que foi necessário ,assumiram as consequências dos seus atos. Aprendi que, não vale a pena se tornar indiferente ao mundo e às pessoas.Vale menos a pena, ainda,fazer coisas para conquistar migalhas de atenção. Aprendi que, não importa em quantos pedaços meu coração já foi partido.O mundo nunca parou para que eu pudesse consertá-lo. Aprendi que, ao invés de ficar esperando alguém me trazer flores,é melhor plantar um jardim.Aprendi que, amar não significa transferir aos outros a responsabilidade de me fazer feliz.Cabe a mim a tarefa de apostar nos meus talentos e realizar os meus sonhos. Aprendi que, o que faz diferença não é o que tenho na vida, mas QUEM eu tenho.E que, boa família são os amigos que escolhi.Aprendi que, as pessoas mais queridas podem às vezes me ferir.E talvez não me amem tanto quanto eu gostaria,o que não significa que não me amem muito,talvez seja o Maximo que conseguem.Isso é o mais importante. Aprendi que, toda mudança inicia um ciclo de construção,se você não esquecer de deixar a porta aberta. Aprendi que o tempo é muito precioso e não volta atrás.Por isso, não vale a pena resgatar o passado. O que vale a pena é construir o futuro.O meu futuro ainda está por vir.Foi então que aprendi que devemos descruzar os braços e vencer o medo de partir em busca dos nossos sonhos.



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Doutrina Espírita

Doutrina Espírita

sábado, 4 de fevereiro de 2012

A CIÊNCIA ESPÍRITA

Trabalho de Pesquisa apresentado ao GEM - Grupo de Exercício Mediúnico – 5ªs Feiras (noite), da SBEE – Sociedade Brasileira de Estudos Espíritas, de Curitiba, Paraná.

CIÊNCIA ESPÍRITA

CIÊNCIA:

Conjunto de conhecimentos socialmente adquiridos ou produzidos, historicamente acumulados, dotados de universalidade e objetividade que permitem sua transmissão, e estruturados com métodos, teorias e linguagens próprias, que visam compreender e orientar a natureza e as atividades humanas.  D. Aurélio
Conhecimento que se caracteriza por reflexão abstrata, indagação empírica e análise indutiva.  Cadernos de Psicofonias de 2010, p.172
“Assim como a Ciência propriamente dita tem por objeto o estudo das leis do princípio material, o objeto especial do Espiritismo é o conhecimento das leis do principio espiritual. Ora, como este último principio é uma das forças da Natureza, a reagir incessantemente sobre o principio material e reciprocamente, segue-se que o conhecimento de um não pode estar completo sem o conhecimento do outro.”

Allan Kardec(1804-1869), em A Gênese.


CIÊNCIA ESPÍRITA:
‎"O Espiritismo, caminhando com o progresso, nunca ficará na retaguarda, porque se novos descobrimentos demonstrarem que está em erro acerca de um ponto, ele se modificará nesse ponto. Se uma nova verdade surgir, ele a deverá acolher"
 A Gênese, cap.I, item 55
“Toda descoberta científica tem que se transformar, de imediato,
em linguagem espírita”
Allan Kardec(1804-1869)
“Se há fatos espirituais, o Espírito é acessível à pesquisa científica”
J.H.Pires(1914-1979)
“É preciso incorporar na conceituação espírita, e nas suas práticas, a Mecânica Quântica, o quanta, para poder cientificamente construir metodologia adequada à pesquisa do Espírito...” 
  Antonio Grimm

A Ciência Espírita compreende duas partes: uma experimental, sobre as manifestações em geral, e outra filosófica, sobre as manifestações inteligentes. Todo aquele que somente observou a primeira está na posição de quem conhece a física apenas por experiências recreativas.  
O Livro dos Espíritos, Introdução ao Estudo da Doutrina Espírita, item 17
A Ciência Espírita é a experiência espírita colocada e estruturada na metodologia científica. A pesquisa sistematizada empírica trará respostas significativas à teoria espírita, aumentando o campo da própria pesquisa, bem como suprirá várias questões práticas que precisam urgentemente sofrer alterações, novas concepções, conceituações diversificadas. Por exemplo, a consciência do código reencarnatório, a sua utilização, a mediunidade, o processo mediúnico, as relações de interfreqüências culturais diversificadas, o médium e o psicossocial do grupo cultural.
Antonio Grimm
Cadernos de Psicofonias de 1.997, p.73

METODOLOGIA:
A metodologia da Ciência Espírita é a da própria ciência, no que se refere às manifestações inteligentes, pois “O Espiritismo e a ciência se completam um pelo outro; a ciência, sem o Espiritismo, se acha impossibilitada de explicar certos fenômenos, unicamente pelas leis da matéria; o Espiritismo, sem a Ciência, ficaria sem apoio e exame”. (KARDEC, A Gênese, 2001, item 16, p.17).
Pondere-se também que:
Como meio de elaboração, o Espiritismo procede exatamente da mesma forma que as ciências positivas, isto é, aplica o método experimental. É rigorosamente exato, portanto, dizer que o Espiritismo é uma ciência de observação e não o produto da imaginação. As ciências não fizeram progressos sérios senão depois que os seus estudos se basearam sobre o método experimental; mas, acreditava-se que esse método não poderia ser aplicado senão à matéria, ao passo que o é igualmente às coisas metafísicas. (KARDEC, A Gênese, 2001, p.16)
“Assim como a Ciência propriamente dita tem por objeto o estudo das leis do princípio material, o objeto especial do Espiritismo é o conhecimento das leis do princípio espiritual. Ora, como este último princípio é uma das forças da Natureza, a reagir incessantemente sobre o princípio material e reciprocamente, segue-se que o conhecimento de uma não pode estar completo sem o conhecimento do outro.” (KARDEC, A Gênese, 2001, p.17).

ESPÍRITO:
Parte imaterial do ser humano; alma;
Para o espiritismo, a alma da pessoa que viveu na Terra ou em outros mundos, fora do seu envoltório material;   D. Houaiss
É Princípio Inteligente do Universo[1]. O Livro dos Espíritos, q. 23
É o ser inteligente da Criação (Creação)[2]. O Livro dos Espíritos, q.76
É Ser Vivo Inteligente e Consciente e Autoconsciente do Universo (I.M00.E.B.)
Os Espíritos são os seres inteligentes da Creação que povoam o Universo[3]. São creados[4] simples e ignorantes[5], ou seja, sem conhecimento. A cada um foi dada a missão de, através da evolução intelectual e moral[6], chegarem ao conhecimento da verdade, vivenciando tantas encarnações quantas necessárias, em uma pluralidade de mundos habitados[7]. (KARDEC, O Livro  dos Espíritos, 1999).
CÉREBRO E MENTE:
Cérebro: Porção do encéfalo que ocupa, na caixa craniana, toda a parte superior e anterior.  Inteligência, cabeça, talento.  D. Aurélio
Mente: Intelecto, pensamento, entendimento; alma, espírito. Concepção, imaginação. D. Aurélio
“...o cérebro, a mente, representam a subestação do pensamento do espírito”. Assim, mesmo quando encarnado, sempre quem pensa é o espírito. Cadernos de Psicofonias de 2000, p. 70  e  O Livro dos Espíritos, q.89-a e 460).

CONSCIÊNCIA:
Atributo altamente desenvolvido na espécie humana e que se define por uma oposição básica: é o atributo pelo qual o homem toma em relação ao mundo (e, posteriormente, em relação aos chamados estados interiores, subjetivos) aquela distância em que se cria a possibilidade de níveis mais altos de integração.   D. Aurélio
Consciência é o conhecimento que uma pessoa tem de si mesmo, de seus atos, dos outros, da natureza, do Universo, de Deus.  Cadernos de Psicofonias de 2010, p. 175
“A consciência é um produto do Espírito, que entra na matéria densa” 
William Tiller, Ph.D, Professor Emérito da Stanford University, U.S.A.
Para a Física Quântica é a consciência e não a matéria a base para tudo que existe, por isso, os objetos não são coisas determinadas, eles são onda de possibilidades de escolhas para a consciência.
 Amit Goswami, P.hd., Físico Quântico Teórico

DOUTRINA ESPÍRITA:
“A Doutrina, que é dos Espíritos, estabelece conceitos,
o Espiritismo faz a prática”
Antonio Grimm
Conjunto de princípios que servem de base a um sistema religioso, político, filosófico, científico, etc.  D. Aurelio
Doutrina é o conjunto de princípios, de ideias, de conceitos que servem de base a um sistema religioso, político, filosófico ou científico. Cadernos de Psicofonias de 2010, p.181
Doutrina é o conjunto de princípios que servem de base a um sistema religioso, político, filosófico ou científico. A Doutrina Espírita, por sua vez, possui como princípios básicos a existência de Deus e dos Espíritos, o livre-arbítrio, a possibilidade de vidas sucessivas, a comunicabilidade dos espíritos e a pluralidade dos mundos habitados. “A Doutrina Espírita mostra o que é, coordena, mas não cria nada, por isso suas bases são de todos os tempos e de todos os lugares”. (KARDEC, O Livro dos Espíritos, 1999, p. 360 e questão 222).

ESPIRITISMO:
Doutrina baseada na crença da sobrevivência da alma e da existência de comunicação, por meio da mediunidade, entre vivos e mortos, entre os espíritos encarnados e os desencarnados.  D. Aurélio
Espiritismo é o sistema proveniente do alcance possível, no polissistema material, dos princípios e fundamentos de Doutrina dos Espíritos, em dado momento. É a extensão na prática de teoria doutrinal espírita tentando demonstrar ao homem que é necessário alcançar o existente na sua plenitude, através do possível realizado em trânsito e em repouso.
Cadernos de Psicofonias de 2010, p.189-190
A palavra Espiritismo foi utilizada por Kardec para designar a crença nos Espíritos, embora o Espiritismo, em si, já existisse desde todos os tempos.[8]  Deve ser entendido como a ciência que vem revelar aos homens, por provas irrecusáveis, a existência e a natureza do mundo espiritual, e suas relações com o mundo corpóreo.
ESPÍRITA:
Que é partidário ou cultor do espiritismo.  D. Aurélio
Espírita foi a palavra utilizada por Kardec para se referir aos adeptos do Espiritismo. Para ele, também, “todo aquele que compreende e põe em prática os preceitos espíritas, mesmo que intuitivamente, é espírita"[9].
MÉDIUM:
Segundo o espiritismo, o intermediário entre os vivos e a alma dos mortos. D. Aurélio
Médium, no seu conceito clássico, é a pessoa que pode servir de intermediária entre os espíritos e os homens. Entretanto, ainda que intuitivamente, todas as pessoas são médiuns[10], pois a mediunidade é uma faculdade inerente ao espírito, encarnado ou não. Para exercê-la, todavia,
“... deve ter consciência crítica da alta responsabilidade de orientar o próximo sem tirar-lhe a liberdade, de educar sem constranger, de falar de amor exemplificando, de ajudar e agenciar a caridade sem humilhar; de ensinar a liberdade com responsabilidade, de aconselhar sem anular o livre-arbítrio, de ser útil sem se sentir indispensável, de participar dos padrões materiais sem descurar dos princípios espirituais, de ser humilde sem servilismo, de acreditar sem imaginar que é dono da verdade, de crer em Deus, no Evangelho de Cristo e na Doutrina dos Espíritos sem perder o raciocínio crítico”. (CRUZ, Espiritismo e Exercício Mediúnico,1985, p.61).

CENTRO ESPÍRITA:
Os Centros Espíritas são locais onde os espíritas se reúnem para os trabalhos doutrinários de pesquisas, estudos, filantropia, prática da mediunidade e outros serviços em benefício da humanidade. (PALHANO, 2004, p.63). Pautando-se em conhecimentos mais atualizados e abrangentes, pode-se afirmar que o Centro Espírita é a Universidade do Povo, a casa do saber, a “Agência dinâmica do pensamento, linguagem, que procura fazer caminho para o trânsito da verdade científica, filosófica e religiosa na unidade cogente da vida”.
Cadernos de Psicofonias de 2005,  p.154

EPISTEMOLOGIA(A Teoria do Conhecimento):
Conjunto de conhecimentos que têm por objeto o conhecimento científico, visando a explicar os seus condicionamentos (sejam eles técnicos, históricos, ou sociais, sejam lógicos, matemáticos, ou linguísticos), sistematizar as suas relações, esclarecer os seus vínculos, e avaliar os seus resultados e aplicações. D. Aurélio
O cético francês René Descartes(1596-1650) que tanto contribuiu para uma melhor construção do conhecimento humano, ao estabelecer a sua dúvida metódica, num conceito epistemológico de  busca da verdade através da relação dicotômica entre sujeito e objeto, registrou na história do tempo que “Jamais devemos admitir alguma coisa como verdadeira a não ser a que conhecemos evidentemente como tal” e também por sua mais célebre afirmação: “A proposição Penso, Logo Existo(Cogito, Ergo Sum), é a primeira e mais certa que se apresenta àquele que conduz seus pensamentos em ordem”. Apesar de este último argumento levar ao solipsismo[11], tem seu lado altamente positivo por se tratar da primeira verdade descoberta como fundamento metafísico.
            Gaston de Bachelard (1884-1962), filósofo e ensaísta francês, o pai da epistemologia moderna, numa postura de crítica à epistemologia tradicional, estabeleceu a possibilidade da redução da dicotomia sujeito x objeto lançando as bases do “racionalismo aberto”, em que se constrói instaurando uma ruptura entre o conhecimento comum e o conhecimento científico, pois considera que a ciência não é o aprofundamento do saber já presente, ou da ilusão do saber, mas sua perpétua recusa. Para ele, “Não há verdades primeiras, o que há são erros primeiros”.
            Estabeleceu, também, num pensamento complexo, que o conhecimento aproximado é aquele que se acerca do objeto por retificações sucessivas, permitindo o verdadeiro ser extraído do falso[12].


CONHECIMENTO:
A posição, pelo pensamento, de um objeto como objeto, variando o grau de passividade ou de atividade que se admitam nessa posição. D. Aurélio
Conjunto sistematizado funcional que explica a realidade acontecendo. Refere-se ao adaptativo do possível de cada um no processo idealizador existencial. Cadernos de Psicofonias de 2010, p. 175
A construção do conhecimento deve ser feita sempre num equilíbrio cogente[13] entre ciência, filosofia e religião. Toda vez que esse equilíbrio é rompido, a humanidade enfrenta problemas.
A predominância da religião no período do século V a XV, a Idade Média, por exemplo, trouxe graves consequências para a humanidade, sendo por isso denominada A Idade das Trevas.
No século XVI inverte-se essa situação com o início da Revolução Científica, com o cientificismo chegando a afirmar que fora da ciência não há salvação.
Desde o século XIX o Espiritismo vem propondo a aliança da Ciência com a Religião, interpretando-as como alavancas da inteligência humana, pois enquanto uma revela as leis do mundo material, a outra revela as leis do mundo moral. Por isso entende que é chegado o momento em que a Ciência, deixando de ser exclusivamente materialista, leve em conta o elemento espiritual, e a Religião passe a reconhecer e respeitar as leis orgânicas e imutáveis da matéria. (KARDEC, 2002).
KARL POPPER:
Karl Popper (1902-1994), um dos mais influentes filósofos da ciência contemporânea, propugnando que “o conhecimento é, portanto, essencialmente conjetural, sendo impossível a certeza definitiva”. Para ele “é a possibilidade de falsificar uma hipótese científica que permite a correção e o desenvolvimento das teorias científicas”. Dicionário Básico de Filosofia, de  Hilton Japiassú, p. 316

Oduvaldo Mansani de Mello
Teólogo Espírita 

 

REFERÊNCIAS

CRUZ, M. R. da. Cadernos de Psicofonias de 1997 – Doutrina Social Espírita. (pelo espírito Antonio Grimm). Psicofonado pelo médium Maury Rodrigues da Cruz. Curitiba: Sociedade Brasileira de Estudos Espíritas, 1999.
_____. Cadernos de Psicofonias de 1999 – Doutrina Social Espírita. (pelo espírito Antonio Grimm). Psicofonado pelo médium Maury Rodrigues da Cruz. Curitiba: Sociedade Brasileira de Estudos Espíritas, 2000.
_____. Cadernos de Psicofonias de 2010 – Doutrina Social Espírita. (pelo espírito Antonio Grimm). Psicofonado pelo médium Maury Rodrigues da Cruz. Curitiba: Sociedade Brasileira de Estudos Espíritas, 2011
_____. Espiritismo e Exercício Mediúnico. (pelo espírito Marina Fidélis). Psicofonado pelo médium Maury Rodrigues da Cruz. Curitiba: Sociedade Brasileira de Estudos Espíritas, 1985.
FERREIRA, A. B. H. Novo Dicionário Eletrônico Aurélio Versão 5.0. Curitiba: Positivo, 2005.
FIGUEIREDO, P.H. de. JESUS SEM MISTÉRIOS. Revista Universo Espírita nº 36, ano 3, 2006, p. 30.
GOSWAMI, A. O Universo Autoconsciente. Tradução: Ruy Jungmann. 6. ed. Rio de Janeiro: Record: Rosa dos Tempos, 2003.
HOUAISS, A. e VILLAR, M. S. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.
JAPIASSÚ, H. e MARCONDES, D. Dicionário Básico de Filosofia. 3 ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor Ltda., 1996.
KARDEC, A. A GÊNESE: Os milagres e as Predições Segundo o Espiritismo. Tradução: Victor Tollendal Pacheco. 20 ed. São Paulo: LAKE, 2001.
______. O Livro dos Espíritos. Tradução: Renata Barboza da Silva e Simone T. Nakamura Bele da Silva. São Paulo: PETIT, 1999.
______.O Livro dos Médiuns. Tradução: Guillon Ribeiro. 75 ed. Rio de Janeiro: Federação Espírita Brasileira, 2005.
______. O Evangelho Segundo o Espiritismo. Tradução: J. Herculano Pires, 58 ed., São Paulo: LAKE, 2002.

______. Obras Póstumas. Tradução: Guillon Ribeiro. 36 ed. Rio de Janeiro: Federação Espírita Brasileira, 2005.
PALHANO Júnior, L. Dicionário de Filosofia Espírita. 2 ed. Rio de Janeiro: CELD, 2004.
ROHDEN, H. Einstein – O Enigma do Universo. São Paulo: Martin Claret, 2006.
 fonte:   http://kardeconline.ning.com/forum/topic/show?id=4717287%3ATopic%3A382862&xgs=1&xg_source=msg_share_topic

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