Nas brincadeiras com os amigos, explique-lhe que a derrota honrosa vale mais que a vitória vergonhosa, ensine-o a acreditar em si, mesmo se sozinho contra todos.
Ensine-o a ser gentil com os gentis e duro com os duros, ensine-o a nunca entrar no comboio simplesmente porque os outros também entraram.
Ensine-o a ouvir todos, mas, na hora da verdade, a decidir sozinho, ensine-o a rir quando estiver triste e explique-lhe que por vezes os homens também choram.
Ensine-o a ignorar as multidões que reclamam sangue e a lutar só contra todos, se ele achar que tem razão.
Trate-o bem, mas não o mime, pois só o teste do fogo faz o verdadeiro aço, deixe-o ter a coragem de ser impaciente e a paciência de ser corajoso.
Transmita-lhe uma fé sublime no Criador e fé também em si, pois só assim poderá ter fé nos homens.
Eu sei que estou pedindo muito, mas veja o que pode fazer, caro professor."
Abraham Lincoln, 1830
Nunca se viu antes uma degradação tão grande do setor da Educação no Brasil: professores agredidos em sala de aula, drogas nos pátios, brigas entre gangues à saída do período letivo e depredação dos prédios das escolas.
Os políticos, independentemente da coloração partidária, sempre colocam a Educação como prioridade em suas campanhas eleitorais. Porém, passadas as eleições, o que se vê é a pauperização da categoria dos professores, a falta de reciclagem dos mestres (antigamente eles eram chamados assim) e os investimentos na área sendo desviados para outros fins.
O tema é recorrente, opiniões e soluções não faltam para o “salto de qualidade” da Educação em nosso país. Agora, contudo, um novo enfoque para o problema foi trazido à luz pelo Espiritismo e pelo trabalho da médium Eliane Macarini, juntamente ao espírito Vinícius, pseudônimo adotado pelo grande educador espírita Pedro de Camargo, orador e incentivador do desenvolvimento das escolas da Federação Espírita do Estado de São Paulo, desencarnado em 1966.
A dupla é responsável por um dos livros mais importantes da recente literatura espírita. Lançado em março deste ano pela Lúmen Editorial, a obra Comunidade Educacional das Trevas – Um alerta para pais, professores e alunos veio trazer uma nova visão a respeito do tema ao incluir a obsessão como ingrediente fundamental na análise de tanta degradação.A situação deprimente nos colégios e estabelecimentos de ensino (públicos ou particulares) é reflexo da atuação de espíritos inferiores escravizados e treinados na Comunidade Educacional das Trevas, região especializada em criar perturbações na área escolar, visando, sobretudo, desvirtuar jovens ainda sem a devida força interior para rechaçar o mal. Esses jovens, presas fáceis para obsessões, começam a mudar o comportamento insuflados por ideias planejadas na Comunidade, cujas estratégias inferiores de ação são comandadas por espíritos inteligentes e preparados, só que voltados para o mal, como é o caso de Tibério, um dos líderes da Comunidade Educacional das Trevas.
“Vinícius é um espírito preocupado com a educação e o desenvolvimento espiritual de nossos jovens”, confirma a médium Eliane Macarini, que reside na cidade de Ribeirão Preto, em São Paulo. “E além disso – completa – é também um especialista em estudos da obsessão”. E é verdade: os outros três livros de Vinícius (Pedro de Camargo) abordam justamente casos difíceis de intrincadas obsessões. São eles: Obsessão e Perdão, Resgate na Cidade das Sombras e Aldeia da Escuridão, todos abordando a difícil transição de um espírito das trevas à luz.
Quanto ao tema da Educação, será que tudo está perdido? Nossos filhos e netos estarão irremediavelmente perdidos nas garras das gangues escolares influenciadas por espíritos inferiores? “Não, tudo já está mudando”, afirma Eliane Macarini. “Vinícius nos mostra em seu livro que uma plêiade de espíritos abnegados trabalha incansavelmente para neutralizar as forças do mal. Falanges de luz preparam-se para reencarnar na área da Educação e trazer de volta para as escolas os valores essenciais à evolução do ser humano”, conforta a médium.
Nós, aqui no plano físico, temos que fazer a nossa parte. Já faríamos muito se efetivamente transformássemos a Educação em prioridade: investimentos, salários dignos, reciclagem, conhecimento compartilhado e todas as crianças dentro das escolas. Afinal, só se neutraliza o mal fazendo o bem, essa é a melhor política.
O livro Comunidade Educacional das Trevas – Um alerta para pais, professores e alunos tem 312 páginas
Informações na contracapa:
Nunca se viu antes uma degradação tão grande do setor da Educação no Brasil: professores agredidos em sala de aula, drogas nos pátios, brigas entre gangues à saída do período letivo e depredação dos prédios das escolas.
A situação deprimente é reflexo da atuação de espíritos inferiores escravizados e treinados na Comunidade Educacional das Trevas, região especializada em criar perturbações na área escolar, visando sobretudo desvirtuar jovens ainda sem a devida força interior para rechaçar o mal. Esses jovens, presas fáceis para obsessões, começam a mudar o comportamento insuflados por idéias planejadas na Comunidade, cujas estratégias inferiores de ação são comandadas por espíritos inteligentes e preparados, só que voltados para o mal, como é o caso de Tibério, um dos líderes da Comunidade Educacional das Trevas.
Em contrapartida, uma plêiade de espíritos abnegados trabalha para neutralizar as forças do mal. Falanges de luz preparam-se para reencarnar na área da Educação e trazer de volta para as escolas os valores essenciais à evolução do ser humano.
Este é o empolgante e atual trabalho que o espírito Vinícius (Pedro de Camargo) nos traz em Comunidade Educacional das Trevas, um romance sério, importante e repleto de ensinamentos que, pela psicografia de Eliane Macarini, vai nos encher de esperanças num futuro melhor. Basta acreditar e confiar.
Informações da médium:
Eliane Teresinha Macarini de Freitas, ou simplesmente Eliane Macarini, nasceu em Franca, interior de São Paulo, em 4 de janeiro de 1955. De família católica, Eliane sempre conviveu desde a mais tenra idade com o fenômeno da dupla vista: ela tinha a capacidade de ver as pessoas "normais" e as pessoas "etéreas", ou seja, o plano espiritual. O encaminhamento para o estudo da Doutrina Espírita aconteceu de forma natural. Aos cinco anos de idade, Eliane já freqüentava o Centro Espírita Nova Era, em Franca. Com o passar do tempo, ela foi aprendendo que possuía uma importante ferramenta mediúnica, não só para seu próprio crescimento espiritual, como também para servir de instrumento e auxílio aos semelhantes em dificuldades. Outra característica de Eliane Macarini é a paixão pela literatura. Em seu aniversário de quinze anos, pediu de presente a Coleção dos Clássicos da Literatura Brasileira. Estava se desenhando ali a preparação para uma tarefa futura que Eliane desempenharia junto à espiritualidade: a psicografia de livros. Já na idade adulta, mais precisamente na década de 1990, Eliane passou por treinamento árduo e disciplinado a fim de levar a efeito seu compromisso com a espiritualidade. Ao seu lado estava o espírito Maurício, grande parceiro da médium, que a auxiliou enormemente no desenvolvimento dessa faculdade mediúnica. O espírito Vinícius (Pedro de Camargo) se fez presente na vida de Eliane em 1995, um ano de muito conflito e reflexão para a médium. Ele a ajudou a enxergar que não devemos ter vergonha de nossas dificuldades e limitações morais e materiais. Valendo-se de textos educativos e conversas, Vinícius mostrou que, ao compreendermos nossas limitações, estaremos mais preparados diante de novas escolhas, optando de maneira mais equilibrada por novos caminhos.
fonte: Carlos Eduardo Cennerelli cennerelli@terra.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário